18 de janeiro de 2013

Deus não faz por nós, Ele nos ensina a fazer!


Mensagem do missionário Márcio Mendes, da comunidade Canção Nova, no programa "Sorrindo pra Vida" da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 16 de janeiro de 2013.



Você também encontra o áudio completo do programa "Sorrindo pra Vida" na
Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.
Ao ir para a página do Podcast 'Sorrindo pra Vida', você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.
A Palavra meditada, hoje, está em Êxodo 15,22-26.

"Deus nos põe a prova para nos purificar", diz Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Nada, na Escritura, nos é apresentado em vão. Após atravessar o deserto, Moisés e os outros chegaram em Mara, cujo nome significava amargura; e esse era o sentimento de todos ali, pois haviam caminhado durante todo tempo com o risco de não encontrar água. Já estavam cansados da caminhada, da falta de conforto e de levarem o mínimo necessário.

De repente, quando a água apareceu diante dos olhos deles, tiveram mais uma tristeza por causa da qualidade da água do local. Traduziram aquilo que carregavam em seu coração em questionamentos, por isso também questionavam o que seria deles.

Às vezes, Deus realiza a sua cura mostrando o caminho que você tem de seguir para conseguir a transformação, a cura interior. O Senhor mostrou a Moisés como ele deveria curar a amargura da água, mas o povo também estava amargurado.

Ele mostrou o que era necessário para curar a água, a qual seria também de instrumento para cura do povo.

Todas as vezes que Deus nos esclarece algo, somos provados, pois a clareza exige de nós uma decisão diante daquilo que estava em nosso coração. Quando caminhamos na ignorância, tudo é desculpado, mas quando caminhamos por um lugar que sabemos onde nos levará, as consequências e culpas são nossas.

Deus nos põe à prova para nos purificar, pois nos da a oportunidade de tirar a escória do coração, assim como uma pepita de ouro quando é encontrada.

Como você separa o que presta do que não presta? Pelo fogo. A provação do ouro é no fogo, assim separa-se o que presta do que não presta.

Na hora da provação, você conhece as pessoas; na hora do perigo, do medo, dos poucos recursos, na hora de distribuir as responsabilidades, você conhece quem é quem, porque o fogo separa o que presta do que não presta. Preste atenção se os momentos difíceis da sua vida não fizeram com que você enxergasse o que você é realmente, pois resistir à provação só aumenta o sofrimento. 

A murmuração nos envenena de uma forma que fecha nossos olhos, mas quem louva e agradece a Deus vê o milagre acontecendo. É na angústia que devemos louvar ao Senhor, agradecê-Lo pelo equilíbrio nas finanças, pela saúde que temos. Acreditar e agradecer a Deus, quando a doença entra pela porta da nossa casa, quando um ente partiu em uma fatalidade, pode ser uma prova tremenda de que aquilo que fizemos não foi reconhecido.

Constantemente, a Palavra de Deus fala de prova, de fogo. Passar pelo sofrimento é passar pelo fogo, uma situação desagradável é o momento que se distingue aqueles que creem em Deus e os que não creem, pois os que acreditamn'Ele, agradecem e sabem que não estão sozinhos.

Acreditar que Deus é bom quando nenhum mal nos atinge é fácil, mas enxergá-Lo quando o sofrimento existe é só para os que creem no amor d'Ele, apesar de seus olhos só enxergarem sofrimento e dor. Mas Ele sabe que, aquele que enxerga é como nuvem de chuva, a qual sabemos que vai passar e, depois dela, vem o sol para iluminar e alegrar a nossa vida.

Moisés clamou ao Senhor e Ele lhe indicou o que fazer. Muitos dizem, ao ler, que foi fácil para ele, mas imagine como foi ter um povo inteiro seguindo-o e atravessando pelo deserto sem água. A cada pedra ou arbusto que encontravam era uma esperança, mas ao ver um lugar que havia água impura, o povo cobra uma solução.

Ele sabia que sua cabeça estava a prêmio, por isso recorreu a Deus para que resolvesse seu problema, mas Ele apenas mostrou o que o profeta deveria fazer.

É comum Deus não nos mostrar tudo que devemos fazer de uma vez só. Por isso, para descobrir sua missão, a resposta para seu problema, é necessário viver um passo de cada vez. Ele só revela o que deve ser feito e, assim que for concluído, mostrará a nova etapa do que precisa ser feito!

Deus está do seu lado para ensiná-Lo e ampará-Lo. Toda provação será, aos que creem, um instrumento de Deus.

Quando entramos numa provação, muitas vezes estamos amarrados pelas feridas de uma vida inteira, mas Deus tira isso de nós.

Até hoje algumas feridas são cauterizadas, curadas pelo fogo.

Um homem de fé passa pelo sofrimento sem ser destruído por ele. Essa é a prova de que Jesus está com você. Quando chegamos à beira do sofrimento, a primeira coisa que fazemos é nos recuar diante do medo, mas Deus não vai deixar que nos arrebentemos. Passaremos pela prova, mas sem murmurar, sem reclamar!

Triunfamos sobre a doença na doença. Deus usa sua enfermidade para nos curar, para fechar as feridas que, sem aquele sofrimento, não existiria.

A vitória não é escapar, eximir-se, mas saber como atravessar as circunstâncias. Deus nos enviou o Seu Espírito Santo, o qual é capaz de nos fazer vitoriosos.

Se o que você faz é com o Espírito Santo, você vai vencer. Escutando Sua vontade, fazendo o que é certo aos Seus olhos e sendo obediente aos Seus mandamentos você terá triunfo

O triunfo de Jesus Cristo foi a Sua humilhação, mas é bem possível que o nosso triunfo também seja, aos olhos dos outros, uma enorme humilhação, mas só Deus sabe o que está guardado a você, pois Ele nos garante que o Senhor é quem nos cura!

Dá-nos, Senhor, a Sua graça nessa manhã!




Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova