20 de março de 2012

As Brigas Entre Irmã



Texto-chave: 1 Coríntios 6.1-8

1. Se algum de vocês tem queixa contra outro irmão, como ousa apresentar a causa para ser julgada pelos ímpios, em vez de levá-la aos santos?
2. Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Se vocês hão de julgar o mundo, acaso não são capazes de julgar as causas de menor importância?
3. Vocês não sabem que haveremos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas desta vida!
4. Portanto, se vocês têm questões relativas às coisas desta vida, designem para juízes os que são da igreja, mesmo que sejam os menos importantes.
5. Digo isso para envergonhá-los. Acaso não há entre vocês alguém suficientemente sábio para julgar uma causa entre irmãos?
6. Mas, ao invés disso, um irmão vai ao tribunal contra outro irmão, e isso diante de descrentes!
7. O fato de haver litígios entre vocês já significa uma completa derrota. Por que não preferem sofrer a injustiça? Por que não preferem sofrer o prejuízo?
8. Em vez disso vocês mesmos causam injustiças e prejuízos, e isso contra irmãos!


Olá a todos os irmãos. Desejo a cada um de vocês um excelente domingo na paz do nosso Senhor Jesus.

Hoje quero abordar um tema de muita importância para cada cristão, para cada igreja local e, de modo geral, para o Corpo de Cristo: as disputas entre irmãos. Percebi – e tenho pra mim que vocês também já perceberam – que desde sempre houve “diferenças” entre irmãos. Mas cada vez mais essas “diferenças” têm sido solucionadas de modo diverso do prescrito pela Palavra de Deus.  

Por “diferença” ou “disputa” podemos entender pelo próprio texto bíblico acima como toda relação em que um irmão cause um dano a outro. Podemos inferir disso, também, todo choque de interesses entre dois ou mais irmãos. Isso era exatamente o que ocorria em Corinto.

Talvez seja normal haver problemas entre dois irmãos, pelo menos do ponto de vista histórico. A gente sabe que durante a história da igreja sempre houve imbróglios na família de Deus, uns mais evitáveis que os outros. O ponto que eu quero cercar nesse texto não é especificamente este, mas a forma de solução. Antes disso, vamos analisar o contexto dos irmãos coríntios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário