29 de março de 2012

Domingo de Ramos




O Domingo de Ramos é uma celebração que representa o verdadeiro sentido da Semana Santa. A aclamação dos ramos significa que reconhecemos a realeza de Cristo, que reconhecemos a sua vitória sobre o pecado. O Domingo de Ramos inicia a Semana Santa e é uma celebração da esperança porque o cristão é lembrado de que não deve colocar a sua esperança nas coisas deste mundo, mas no que é eterno, na perspectiva de Cristo, que quer nos ensinar o amor que constrói a reconciliação e a paz.

Domingo de Ramos anuncia a vitória de Cristo e a proclamação da sua paixão, é o início da Semana Santa e deve ser celebrado com toda a reverência e meditação sobre o seu significado. Não é uma questão de "organizar uma procissão", é acima de tudo um momento de profunda oração e comunhão com Deus.

Por isso vamos preparar com carinho a nossa celebração do Domingo de Ramos participando de todos os seus momentos com o espírito e a devoção dos santos, cantando e adorando em espírito e verdade a Cristo a fim de que em nós cresça o seu reino. 

E assim, começando a Semana Santa com muita devoção, certamente todos os demais eventos da Semana Santa serão vividos por nós no Espírito Santo. Sobre a nossa participação na Semana Santa cabe lembrar os ensinamentos do Papa Bento XVI na sua Exortação Pós-Sinodal Verbum Domini.

"(...) De fato, não é possível uma compreensão autêntica da revelação cristã fora da ação do Paráclito (...) O Espírito Santo ensinará aos discípulos todas as coisas(...), porque será Ele, o Espírito de Verdade a guiar os discípulos para a Verdade (...).Tal como a Palavra de Deus vem até nós no corpo de Cristo, no corpo eucarístico, e no corpo das Escrituras por meio do Espírito Santo, assim também só pode ser acolhida e compreendida verdadeiramente graças ao mesmo espírito."

Ou seja, a devoção com a qual participemos de todas as cerimônias da Semana Santa, a começar pelo Domingo de Ramos favorece o acolhimento do Paráclito e da compreensão e vivência que tenhamos da Semana Santa infundiremos na nossa vida cotidiana o mesmo espírito de verdade.

Façamos desta procissão um momento de preparação para o verdadeiro sentido da Semana Santa Peçamos com esta procissão que Deus venha até nós.

Palavras de Bento XVI a propósito do Domingo de Ramos

“Ser cristão é um caminho, ou melhor, uma peregrinação, um caminhar juntamente com Jesus Cristo. Ir naquela direção que Ele nos indicou e indica. “De que direção se trata? Como a encontramos?” “Trata-se de subir à verdadeira altura do ser humano”. Jesus, de fato, “caminha à nossa frente e se dirige ao alto”, conduzindo-nos “às alturas de Deus, à comunhão com Deus, ao ser-com-Deus. Esta é a verdadeira meta; e a comunhão com Ele, o caminho”.

Este caminhar com Cristo é, “ao mesmo tempo, um caminhar no ‘nós’ daqueles que querem seguir com Ele. Ele nos introduz nesta comunidade”.

“Seguir este caminho é também ser conduzidos, transportados. É Jesus que nos atrai e nos sustenta.”

“Faz parte do seguir a Cristo que nos deixemos integrar nesta ‘comitiva’; que aceitemos que não podemos fazer isso sozinhos – acrescentou. Faz parte dela esse ato de humildade, entrar no ‘nós’ da Igreja.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário