22 de setembro de 2011

SANTO DO DIA - São Maurício e companheiros

Todas as regiões do mundo romano contam com numerosas vítimas da perseguição de Diocleciano. Um dos fatos mais marcantes desta perseguição foi o massacre que tinha o nome de Legião de Tebaica. São Maurício e companheiros faziam parte da tropa dos valentes guerreiros e mártires do Senhor, que estiveram envolvidos nesse massacre,
O imperador Diocleciano, precisando combater as tropas que ameaçavam o Império no Oriente, foi ao amigo Maximiano para que o mesmo organizasse um forte exército. Tendo feito progresso, o imperador mandou que o exército parasse para descansar e oferecer sacrifícios aos deuses, em sinal de agradecimento.

Imediatamente os soldados cristãos se opuseram a tal ordem: "Somos teus soldados e não menos servidores de Deus. Sabemos perfeitamente a nossa obrigação como militares, mas não nos é lícito atraiçoar o nosso Deus e Senhor. Estamos prontos a obedecer a tudo que não contrarie a lei de Jesus Cristo."

Começaram a matar parte deste grupo, e o oficial Maurício com seus companheiros foram os que mais se destacaram, pois acolheram, por amor e fé em Jesus Cristo, a palma do martírio, dando assim, o mais perfeito testemunho.
Providencialmente, ou seja, como sinal da grande fidelidade destes cristãos, o local � beira do Rio Ródano, ficou conhecida como Martigny, nome que deriva de mártir, em memória aos mártires soldados da Legião Tebaica, que tombaram pela fidelidade ao Cristo Jesus, o Rei dos Reis, o Senhor de todos os dominadores do mundo. A festa comemorativa destes mártires foi fixada para este dia 22 de setembro.


São Maurício e companheiros, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário