14 de maio de 2012

Mãe...

Essa semana eu estarei falando sobre algumas mães
 a Primeira é Maria mãe de Deus


A Igreja Católica Apostólica romana tributa à Maria , mãe de Jesus , vários títulos e honrarias que pertencem exclusivamente a Jesus Cristo . Com isso não concordam os evangélicos e isto tem gerado uma animosidade entre católicos e evangélicos, julgando os católicos que os evangélicos desrespeitam Maria, mãe de Jesus. É uma situação que logo vem à baila quando falamos com os católicos sobre Maria. Os evangélicos se esforçam para respeitar Maria dentro do que diz a Bíblia sobre ela, enquanto o ensino católico no Brasil sobre Maria é tão fora da Bíblia que o culto que se presta a Maria pode ser encarado como simplesmente Mariolatria . Essa nossa colocação é encarada como imprópria pelos católicos.

Dentro desse clima bem conhecido do povo em geral , agora , porém , vem a público o padre católico André Carbonera em artigo PASCOLADAS e declara algo que vai mais além do que uma crítica aos evangélicos em decorrência da nossa posição bíblica com relação aos títulos e honrarias que os católicos tributam a Maria .

Diz o padre Carbonera : “Muitos afirmam crer em Jesus , mas , têm ódio da Mãe do mesmo Jesus .

Ah , eu adoro Jesus ! Tenho Jesus no meu coração. Jesus é meu tudo. Entretanto, desconhecem, negam , rejeitam e insultam a Mãe de Jesus .”

É isso verdade que temos ódio, negamos , rejeitamos e insultamos Maria ? Que eu saiba, não! Prossegue o padre André Carbonera , “em nosso peregrinar terráqueo , quanto mais pistolões houver , melhor ! Por que jogar fora , então , aqueles que pedem e rezam por nós , bem pertinho de Deus e de Jesus , como Maria e os Santos ? Seria uma inútil auto-suficiência e uma enorme burrice ! ...”

Repetimos : Não odiamos Maria , mãe de Jesus . Só queremos vê-la no seu próprio lugar indicado na Bíblia . como poderíamos odiar Maria ? É uma acusação ,sem fundamento . Em toda a literatura evangélica sobre a identidade de Maria não pode ser encontrado algo que possa justificar essa acusação tão absurda . Amamos Maria como a mãe de Jesus como apresenta a Bíblia .

Para desfazer esse equívoco , nada melhor do que apresentar o que a Bíblia realmente fala de Maria e depois confrontar com a posição católica sobre Maria .

Para esse confronto vamos examinar o livro “Glórias de Maria” de S. Afonso de Ligório , doutor da Igreja e Fundador da congregação do Santíssimo Redentor . O nome da editora é Editora Santuário , de Aparecida , onde se situa o Santuário de Maria Aparecida . Os editores informam que o livro é “uma das obras mais conhecidas do santo doutor . Um livro que , em 237 anos , teve 800 edições , ainda que marcado pelo tempo , não precisa de justificativas para ser reeditado .” Abordando o valor do livro o tradutor assim se pronuncia: “Com as ‘Glórias de Maria’ ergueu Afonso um perene monumento de seu terno e vivíssimo amor a Mãe de Deus .” (pagina 13)

Diz ainda o tradutor : “São freqüentes no presente livro as referências a Revelações . Que pensar sobre tais Revelações ? Tais Revelações feitas por Deus mesmo , ou por meio de anjos e santos , são possíveis , são reais , e sempre existiram na Igreja . Pertencem à categoria das graças extraordinárias de Deus .” (pagina 15)

Não pode ser alegado , pois , que se trata de obra não reconhecida pela Igreja Católica Romana . 

Nesse confronto verificamos que os títulos e honrarias prestados a Jesus na Bíblia são transferidos a Maria , colocando-a , em diversas oportunidades , como alguém que se deve recorrer , de preferência , á pessoa augusta e soberana de nosso Senhor Jesus Cristo . Pedro recomenda , “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador , Jesus Cristo . A ele seja dada glória , assim agoira , como no dia da eternidade.” Quando conhecemos melhor o Jesus da Bíblia não podemos concordar com os títulos e honrarias que se prestam a Maria , pois acreditamos que nem mesmo Maria aceitaria a transferência para ela das honras que são exclusivas ao seu Filho - nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo .POSIÇÃO DE MARIA NA BÍBLIA


Maria procurou interferir na obra salvítica de Jesus por três vezes durante o seu ministério . A primeira vez que Maria assim o fez foi quando Jesus visitou o templo , na idade de doze anos . “E quando o viram , maravilharam-se , e disse-lhe sua mãe : Filho , por que fizeste assim para conosco ? Eis que teu pai e eu , ansiosos , te procurávamos . E ele lhes disse : Por que é que me procuráveis ? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” (Lucas 2.48,49)

Na segunda vez foi na festa de casamento , em Caná da Galiléia . “E , faltando o vinho , a mãe de Jesus lhe disse : Não têm vinho . Disse-lhe Jesus : Mulher , que tenho contigo ? Ainda não é chegada a minha hora .” (João 2.3,4)

E a terceira vez foi em Cafarnaum , quando Jesus estava pregando . “Chegaram , então , seus irmãos e sua mãe ; e , estando de fora , mandaram-no chamar . E a multidão assentada ao redor dele , e disseram-lhe : Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram e estão lá fora . E ale lhes respondeu , dizendo : Quem é minha mãe e meus irmãos ? E , olhando em redor para os que estavam assentados junto dele disse : Eis aqui minha mãe e meus irmãos . Portanto qualquer que fizer a vontade de Deus , esse é meu irmão , e minha mãe.” (Marcos 3.31-33) 

Mesmo quando Jesus foi interrompido no seu discurso por uma mulher que elogiava Maria por lhe ter amamentado e lhe dado à luz , Jesus não elogiou a mulher que assim dissera . Disse a mulher : “Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste ! Mas ele disse : “Antes , bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam .” (Lucas 11.27,28) Jesus assim falando , afirmou que existe mais bem-aventurança em ouvir a palavra de Deus e guardá-la do que ter sido filho de Maria . 

Em outras ocasiões mencionadas na Bíblia onde Maria aparece , notamos o seguinte :

1. 1. 1. Maria , ao receber a notícia que seria mãe do Salvador , se pronunciou como necessitada de um Salvador . “Disse , então , Maria : A minha alma engrandece ao Senhor , e o meu espírito se alegra em Deus , meu Salvador .” (Lucas 1.46,47)

2. 2. 2. Quando os magos visitaram Jesus , na sua infância , dirigiram-se a Jesus e não à Maria . É o que lemos de Mateus 2.11 : “E , entrando na casa , acharam o menino com Maria , sua mãe , e , prostrando-se , o adoraram .” Como se vê , os magos não adoraram Maria , mas adoraram Jesus .

3. 3. 3. A última referência bíblica de Maria que se vê em Atos 1.14 quando ela se encontrava em oração com os demais seguidores de Jesus , “Todos estes perseveravam unanimentemente em oração e súplicas , com as mulheres , e Maria , mãe de Jesus , e com seus irmãos .” Fora isso , nada mais se lê no livro de Atos sobre Maria , assim como em todo o restante do Novo Testamento . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário