3 de outubro de 2011

É preciso vencer o calvário



"Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" (Lucas 9,23)


Para nós querermos seguir Jesus e tomar a cruz é necessário contemplar a Cruz de Cristo, que foi a cruz mais pesada, a Cruz de Cristo é a loucura do amor de Deus por nós. É tanto que Santa Maria Madalena de Pazzi quando tinha em mãos um crucifixo exclamava: "Sim, Jesus, vós estais louco de amor. Eu o digo e sempre direi, estais louco de amor". Através do sangue de Cristo, Deus nos traz para mais perto Dele. Por meio de Jesus Cristo num só Espírito temos acesso ao Pai, e para termos acesso ao Pai é necessário que amemos a cruz. A Cruz é vitória, não é sofrimento, por isso que muitos às vezes não querem carregar a cruz com medo do sofrimento, mas a cruz é também sinal de vitória, pois Cristo venceu o mal, e se carregarmos a nossa cruz teremos como vitória o céu. Não podemos desistir, é necessário que tenhamos o desejo da cruz porque Cristo não desistiu no calvário, devemos perseverar como Cristo perseverou, devemos ser violentos na busca pela santidade porque o Reino dos Céus é dos violentos. Cristo não desistiu, a Igreja Católica está de pé até hoje, carrega uma cruz muito pesada porque nós manchamos o nome Dela, a cada dia tentam atacar a Igreja porque a Igreja incomoda. Jesus abraçou a cruz para a nossa felicidade porque Deus quis abençoar a humanidade e nos unir ao coração Dele, Ele não desistiu em momento algum, ao contrário de muitos que abandonaram o caminho de Deus por causa da cruz, abandonaram porque são covardes. Por que não abraçamos Jesus Crucificado para morrer com Ele? Devemos abraçá-lo e não covardemente abandoná-lo, devemos morrer com Ele. Jesus foi parar num cruz destinada aos criminosos, morreu condenado no meio de dois criminosos e podendo nos perdoar sem sofrer porque Ele escolheu assim? São Bernardo sabiamente respondeu: -"Foi o amor, que esqueceu sua dignidade". São Francisco de Paula quando olhava um crucifixo exclamava: "ó caridade". Quando vemos um crucifixo devemos exclamar: ó amor! Jesus esteve três horas na cruz, se fosse necessário estar nela até o dia do juízo, Ele teria amor para estar, forças não, mas amor! Jesus amou muito mais do que sofreu, porque além do amor o sofrimento acaba tornando-se amor. Santo Ambrósio disse que para a pessoa unida a Cristo na cruz nenhuma coisa é mais consoladora e gloriosa do que trazer consigo os sinais de Jesus Crucificado.

Para seguir Jesus é necessário que renunciemos a nós mesmos, as nossas vontades, os nossos desejos, temos que abandonar qualquer coisa que nos impede de segui-lo, devemos morrer a qualquer outro amor, para viver o amor de Cristo. Devemos correr com perseverança para o combate que nos é proposto, com os olhos fixos em Jesus, que em vez da alegria que lhe foi proposta, abraçou a cruz desprezando a vergonha. Caímos no pecado porque deixamos de olhar para as chagas de Jesus. O caminho da perfeição passa pela cruz. Não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual. O pecado só destrói a nossa alma e pecamos porque queremos, pecar é uma decisão, você peca porque quer, às vezes a pessoa peca e fica com aquela desculpa de que a carne é fraca, não estou discordando da Palavra de Deus, mas o próprio Jesus disse que a carne é fraca, e antes de dizer isso Ele disse: "vigiai e orai", ou seja, a pessoa pecou porque não esteve em vigilância e oração, e de fato a carne é fraca. Então meus queridos leitores devemos nós seguir Cristo, imitá-lo no Calvário, sermos parecidos com Ele, muita gente invés de imitar Cristo imitam as celebridades, no modo de vestir, pentear o cabelo, fazem de tudo para parecer com eles, mas com Cristo nem se quer tem o desejo de parecer, os "covers" por exemplo imitam bandas demoníacas e ficam ofendendo Deus.

Deus disse em Jeremias 31,3: "Amo-te com um amor eterno". Devemos nós amá-lo com um amor eterno renunciando a nós mesmos, tomando a nossa cruz e seguindo-o.


Fabiano Ferreira Silva
fabyano_360@hotmail.com
Montes Claros⁄MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário