4 de outubro de 2011

Sorriso de Deus!



Em uma manhã quente de quinta feira, mais um dia de trabalho, vários profissionais fazendo o seu serviço, pessoas de vários lugares do Estado em um corredor do hospital, comecei a observar, conversar e sorrir para todos acompanhantes que lá estavam esperando seu café da manhã. Pensei que seria um dia comum de trabalho. Ao passar minha visita nas enfermarias, conversei com vários pacientes, alguns desmotivados, sem esperança e debilitados pelo câncer, uma doença que gera dor física e psicológica, se posso assim dizer.
Durante minha visita, entrei em uma enfermaria que me chamou atenção. Deitado no leito, um jovem, moreno, bonito, 21 anos, com diagnóstico de um tipo câncer, sarcoma, no membro inferior direito e metástase pulmonar, sendo que o mesmo tinha um dreno de tórax, devido ao hemotórax, acúmulo sanguíneo na cavidade pleural, que causa dor intensa, ao chegar cumprimentei – o, e com os olhos fechados ele me respondia todas as perguntas que o fizera.

Sai dali, triste, pois em todas as enfermarias que eu passava todos conseguiam olhar dentro dos meus olhos e mesmo sem força conseguiam retribuir o sorriso que em todas as manhas que eu os oferecia. 

Cheguei ao meu posto com a sensação de que o meu trabalho não estava completo, comecei a pensar na minha vida, minha idade, meus sonhos e a minha vontade de não ser apenas uma enfermeira, mas também reflexo de Deus na vida das pessoas.

Voltei imediatamente à enfermaria onde aquele jovem estava, chamei-o pelo o nome e disse: AMIGO, existe tratamento para você! Então ele me olhou dentro dos olhos e não disse nenhuma palavra, em seguida comecei a perguntá-lo onde morava, o que fazia nas horas vagas, o que tinha de bom em sua cidade e a nossa conversa começou a estender e durante a conversa me disse todos os seus desejos e sonhos. Ensinei-o a cumprimentar as pessoas de forma diferente, juntos começamos a sorrir, logo, todas as pessoas que passavam no corredor, olhavam para dentro da enfermaria para saber o que estava acontecendo naquele lugar.

Durante nossa conversa questionei ao jovem o que ele mais gostava de fazer, ele me disse: “Eu gosto de jogar bola, é o que eu mais gosto de fazer e isso é o que eu não posso fazer mais, minha perna direita foi amputada em junho deste ano. Depois disso eu não vou mais para as festas. Eu quero que minha prótese saia logo...”

Meus olhos imediatamente encheram de lágrimas e disfarçadamente virei para o lado, enxuguei as lágrimas que insistiam em descer pelo meu rosto, e olhando para ele disse: Amigo, você nasceu para dar certo, não é essa doença que irá te impedir de praticar um esporte, ter amigos, sair e o mais importante, de você ser feliz. Deus é mais! Você pode muito mais! Você tem ensinado as pessoas a valorizar a vida e amar mais, você tem sido um professor na escola da vida.

Em lágrimas e com um belo sorriso, o jovem disse: “Você disse tudo, minha família está mais unida, meus amigos andam mais na ‘linha’ e sempre vão me visitar, lá em casa”. Depois de muita conversa, saí da enfermaria aliviada. 

No dia seguinte, cheguei ao hospital, recebi o meu plantão e segui para meu posto, escrevendo nos prontuários, percebo que vinha a minha esquerda, um jovem bonito, de muleta e tão cheiroso que do posto dava para sentir o seu perfume, sua mãe carregava o seu dreno. Com um lindo sorriso no rosto, cumprimentava todos os profissionais, com um BOM DIA!

Ao observar aquela cena, vários companheiros indagavam entre si sobre o que tinha acontecido com aquele paciente, pois ele mal respondia as solicitações feitas na visita rotineira, porém, eu sabia o motivo da mudança, e dentro de mim eu agradecia a Deus, pois havia acontecido mais um milagre. O milagre da esperança, do amor que Deus tinha colocado no coração daquele jovem.

Espero que com essa partilha, você possa olhar para dentro de si e reconhecer que os seus problemas são bem menores, comparado com o de tantas pessoas que andam sofrendo no leito de um hospital. Se você tem oportunidade de fazer o que você mais gosta, corre atrás, enfrente e acredite: Nada poderá te abalar, pois com Cristo você é mais que vencedor. 


TAYNARA BISPO DE OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário