9 de abril de 2012

A Páscoa





© EPA/Lusa
Representação da paixão de Cristo

 
A Páscoa é o momento mais alto no calendário religioso da Igreja católica. A Semana Santa assinala a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A celebração começa com um período de preparação, a Quaresma, que tem início na Quarta-feira de Cinzas, a seguir ao Carnaval. São 46 dias em que os fiéis aproveitam para lembrar as provações e reflecções de Cristo durante a sua travessia de 40 dias no deserto. É a altura de penitência, jejum e oração.

A culminar a Quaresma, a Semana Santa começa com o Domingo de Ramos e termina, sete dias depois, com o Domingo de Páscoa, dia da ressurreição. O Domingo de Ramos recorda a entrada de Jesus em Jerusalém e simboliza o amor e dedicação dos cristãos ao filho de Deus. Quinta-feira Santa simboliza a última ceia e a prisão de Jesus. A paixão de Cristo é representada na Sexta-feira Santa. Em muitas localidades católicas, os fiéis reúnem-se à tarde para assistir a procissões em que é figurada a morte de Jesus na cruz. No sábado à noite, há a vigília pascal. E no domingo, é comemorada a ressurreição do filho de Deus, também com uma missa.

A par com o ritual litúrgico da Igreja, a celebração pascal varia consoante as localidades e os países, sobretudo naquilo que ela tem de pagão. Em Portugal, por exemplo, na região de Trás-os Montes, há o costume de benzer as casas no domingo de Páscoa, acontecimento conhecido como "Compasso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário