30 de abril de 2012

Vocações

Oração pelas Vocações

Senhor da messe 
e pastor do rebanho, 
faz ressoar em nossos ouvidos 
o teu forte e suave convite: 
"Vem e segue-me"! 
Derrama sobre nós o teu Espírito, 
que Ele nos dê sabedoria 
para ver o caminho 
e generosidade 
para seguir a tua voz. 

Senhor, 
que a messe não se perca 
por falta de operários.
Desperta as nossas comunidades
para a missão. 
Ensina a nossa vida 
a ser serviço. 
Fortalece os que querem 
dedicar-se ao Reino, 
na vida consagrada e religiosa. 

Senhor, 
que o rebanho 
não pereça por falta de pastores. 
Sustenta a fidelidade 
dos nossos bispos, 
padres e ministros. 
Dá perseverança 
aos nossos seminaristas. 
Desperta o coração 
dos nossos jovens 
para o ministério pastoral 
na tua Igreja. 

Senhor da messe 
e pastor do rebanho, 
chama-nos para o serviço 
do teu povo. 
Maria, Mãe da Igreja, 
modelo dos servidores do Evangelho, 
ajuda-nos a responder "sim".

Ámen.

27 de abril de 2012

Sua presença causa alegria ou tristeza nos ambientes?





Desde a hora em que acordamos até a hora em que deitamos temos a oportunidade de ser melhores, promotores do bem e da paz: em casa, no ambiente em que trabalhamos e com as pessoas com as quais convivemos e que surgem em nossa vida ao longo do dia.

Temos a oportunidade única de parar um pouco diante de nós mesmos e de Deus e de nos perguntar: Como tenho agido? As minhas atitudes edificam as pessoas com as quais convivo? A minha presença torna melhor o ambiente onde eu trabalho ou quando eu chego noto um constrangimento no ambiente? Tenho disposição de ajudar as pessoas ou fico competindo com elas? Sou amigo, fraterno e cordial? Relaciono-me bem com as pessoas ou sou briguento e implico com tudo? Precisamos ser para os demais espelho da bondade de Deus.

Tenhamos a coragem de encarar a nossa verdade, seja ela qual for, e colocá-la sob a luz de Cristo, para que sejamos transformados pelo poder de Deus.

“Lançai sobre mim a vossa luz e a vossa verdade; que elas me guiem e me conduzam ao vosso monte santo, aos vossos tabernáculos” (Sl 42,3).

Rezemos ao Senhor para que o nosso coração seja manso e humilde, como o d’Ele o é: Senhor, dá-nos um coração puro, manso, humilde, capaz de amar e de acolher o próximo incondicionalmente e de fazer o bem sem olhar a quem.

Jesus, eu confio em Vós!

Fonte: Canção Nova/ mensagem do dia/ Luzia Santiago
Link: http://luziasantiago.com/

Nossa Senhora da Juventude






Nossa Senhora da Juventude cristã, olha como se alastra sobre teus filhos mais novos a sombra da corrupção e do pecado.
A foice do erotismo e da pornografia está cortando as flores mais preciosas do nosso jardim: os jovens e até as crianças.
Eles estão condenados a viver cara a cara com o pecado, e a respirar o ar poluído pelo mal. E muitos já estão contaminados por ele.
Agora, estamos ficando sem flores e sem perfume.
O que mais poderíamos oferecer, a ti e a teu Filho, senão as fores já meio murchas, que sobraram depois do vendaval?

Virgem transparente como a luz, tu continuas a nos falar de coragem, de beleza e de virtude. Mas estas palavras estão perdendo todo encanto e todo atrativo no meio de nossos jovens.

Manipulados pelos agentes da libertinagem, muitos acabaram acreditando que a pureza do corpo não é mais símbolo da juventude, sinal de fortaleza e fonte de alegria. Dizem que ela não passa de um antigo tabu, limitação ridícula da liberdade humana.

Não são poucos os que pensam que esse negócio de pureza já era. Agora a moda é fazer todas as experiências da vida.

E assim, ninguém mais conta as meninas-mães irresponsáveis. Ninguém mais liga para as legiões de jovens que, aos 18 anos, arrastam um corpo e um coração a velho de 80.

Virgem Imaculasa, mãe da juventude eterna da igreja, vela sobre esta humanidade nova, inquieta e ameaçada.

Nossa Senhora da Juventude, que os jovens te encontrem sempre em seus pertubados caminhos, te amem e te imitem.

Se tu nos tomares a todos pela mão, ninguém ainda estará perdido

26 de abril de 2012

Boa noite

Oi gente , eu peço desculpa por deixar vocês sem algumas mensagens, mais agradeço por quem orou por mim de acordo com o pedido que eu fiz para vocês, mais quem para quem não rezou eu peço que Deus coloque na vida delas bençãos, pois elas estão precisando mais de orações do que eu.
Essa semana foi bem corrida e agora vai ser meio difícil eu escrever pra vocês mais nem por isso irei abandonar este posto dado por Deus pra mim.
Essa noite eu tenho um convite a fazer para todos, pois essa noite apesar de tudo que anda acontecendo em nossas vidas, ela é uma benção muito grande só de estar acontecendo, entao na radio VOXPATROIS FM 95,5 esta passando musicas lindas e que fazerao dessa noite uma noite de louvor.
Entao gente vamos fazer dessa noite uma noite de louvor

Noites traicoeras


Deus está aqui neste momento.
Sua presença é real em meu viver.
Entregue sua vida e seus problemas.
Fale com Deus, Ele vai ajudar você.

Deus te trouxe aqui
Para aliviar o teu sofrimento.
É Ele o autor da Fé
Do princípio ao fim,
De todos os seus momentos.

E ainda se vier noites traiçoeiras,
Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo.
O mundo pode até fazer você chorar,
Mas Deus te quer sorrindo.

Padre Fabio de Melo


Viver pra mim é Cristo, morrer pra mim é ganho
Não há outra questão, quando se é cristão
Não se para de lutar!!

Vamos Louvar


Jesus, eu confio em vos


A indecisão e a dúvida causam grandes males na nossa vida

Diante de cada situação e diante de cada pessoa que nós encontramos, precisamos ter uma atitude ativa.

Muitas situações adversas acontecem no dia a dia e despertam no nosso coração a dúvida, o medo, a tristeza, o ressentimento, a mágoa. Contudo, não podemos nos deixar arrastar por esses sentimentos nem alimentá-los em nosso interior, porque eles nos cegam, tornando-nos impotentes, de modo que não conseguimos enxergar uma saída para tudo o que estamos vivendo e acabamos por nos tornar pessoas amargas e negativistas.

Diga para você mesmo, para o Senhor e para as pessoas com as quais você convive: eu me decido de hoje em diante a amar, a perdoar, a fazer o bem. Eu quero viver este ano de maneira diferente, segundo os desígnios de Deus para mim.

Com certeza, o Senhor já abençoou a sua decisão. Vamos fazer juntos este propósito? Deus o abençoe neste novo tempo.

Coloquemos toda a nossa confiança no Senhor.

“Só em Deus repousa a minha alma, é d’Ele que me vem o que eu espero” (Sl 61,6).

Jesus, eu confio em Vós!

Sou feliz por ser catolico


Que a Quinta-feira Santa, dia da Eucaristia e da instituição do sacerdócio ordenado, seja para o Povo de Deus, o grande dia de contemplar o amor de Deus!

''JESUS COMO ÉS LINDO''

Catolicismo


Veneram santos por acreditarem que são intermediários entre o homem e Deus
O catolicismo é um nome usado para indicar os aderentes à Igreja Católica Romana ou para identificar pessoas que acreditam ser descendentes dos apóstolos. É dirigido por um papa que é a autoridade máxima dessa rígida hierarquia.

Seu ponto histórico na doutrina é o culto e o credo aos santos que os veneram por acreditar que são intermediários entre o homem e Deus. Maria, mãe de Jesus é considerada a maior intermediária. A missa é o principal ato católico que reconstitui o ritual da última ceia. Os demais são o batismo, a crisma, a penitência, o casamento, a ordenação e a unção dos enfermos.

Os papas são eleitos por uma eleição especial de cardeais chamada conclave desde a idade média. Antigamente todos os papas eram italianos, mas, foi quebrado quando o polonês Karol Wojtyla, o João Paulo II entra no poder em 1978.João Paulo II condenava o divórcio, o aborto e os métodos de contracepção.

O cristianismo é considerado a principal religião do Brasil desde o século XVI e o catolicismo é o predominante com 74% da população. A hierarquia católica no Brasil tem três vertentes: o clerotradicionalista que conserva e defende a ortodoxia, os remanescentes da Teologia da Libertação que forma uma esquerda eclesiástica e a Renovação Carismática que são os mais recentes e vigorosos contendo grande parte dos católicos do país.

Por Gabriela Cabral

24 de abril de 2012

Pergunta: "O que é providência divina?"



Resposta: 
Providência Divina é o meio pelo qual Deus governa todas as coisas no universo. A doutrina da providência divina afirma que Deus tem controle completo de todas as coisas. Isso inclui o universo como um todo (Salmos 103:19), o mundo físico (Mateus 5:45), as transações das nações (Salmos 66:7), nascimento e destino humanos (Gálatas 1:15), sucessos e fracassos humanos (Lucas 1:52), e a proteção do seu povo (Salmos 4:8). Essa doutrina se mantém em direto contraste à idéia de que o universo é governado por sorte ou acaso. 

O propósito, ou objetivo, da providência divina é realizar a vontade de Deus. Para garantir que seus propósitos vão ser cumpridos, Deus governa os negócios dos homens e trabalha através da ordem natural das coisas. As leis da natureza são nada mais do que uma descrição de Deus trabalhando no universo. As leis da natureza não têm nenhum poder em si mesmas, nem trabalham independentemente; elas são regras e princípios que Deus estabeleceu para governar como as coisas funcionam.

O mesmo princípio se aplica à escolha humana. De uma forma real não somos livres para escolher ou agir separados da vontade de Deus. Tudo que fazemos e tudo que escolhemos está completamente de acordo com a vontade de Deus – até mesmo nossas escolhas pecaminosas (Gênesis 50:20). No fim das contas, Deus é quem controla nossas escolhas e ações (Gênesis 45:5; Deuteronômio 8:18; Provérbios 21:1), ao mesmo tempo, Ele faz isso de tal forma que não viola nossa responsabilidade como agentes morais e livres, nem nega a realidade de nossa escolha. 

A Confissão De Fé De Westminster afirma a doutrina de providência divina de uma forma sucinta e que ao mesmo tempo captura todos os elementos da doutrina: “Desde toda eternidade, Deus, pelo muito sábio e santo conselho da sua própria vontade, ordenou, livre e inalteravelmente, tudo quanto acontece; porém, de modo que nem Deus é o autor do pecado, nem violentada é a vontade da criatura, nem é tirada a liberdade ou contingência das causas secundárias antes estabelecidas (CFW, 3.1)”. O meio principal pelo qual Deus executa Sua vontade é através de causas secundárias (ex: leis da natureza, escolha humana). Em outras palavras, Deus trabalha indiretamente através dessas causas secundárias para realizar a Sua vontade. A Confissão de Fé de Westminster também diz: “Posto que, em relação à presciência e ao decreto de Deus, que é a causa primária, todas as coisas acontecem imutável e infalivelmente, contudo, pela mesma providência, Deus ordena que elas sucedam, necessária, livre ou contingentemente, conforme a natureza das coisas secundárias” (CFW, 5.2).

Deus às vezes trabalha diretamente para realizar a Sua vontade. Isso é o que chamamos de milagres (quer dizer, supernatural no lugar do natural). Um milagre é Deus é alterando, por um curto período de tempo, a ordem natural das coisas para realizar Sua vontade e propósitos. Dois exemplos do livro de Atos devem servir para demonstrar Deus trabalhando diretamente e indiretamente para realizar a Sua vontade. Em Atos 9 vemos a conversão de Saulo de Tarso. Com uma luz do céu e uma voz que apenas Saulo/Paulo escutava, Deus mudou sua vida para sempre. Era da vontade de Deus usar Paulo para realizar Sua vontade, e Deus usou meios diretos para converter Paulo. Fale com qualquer pessoa que você conhece que se converteu ao Cristianismo, e provavelmente você nunca vai escutar uma história como essa. A maioria de nós vem a Cristo através de um sermão, ou de um livro, ou o testemunho persistente da um amigo ou parente. Além disso, geralmente há circunstâncias da vida que preparam o caminho – perda de um emprego, perda de um ente querido, casamento fracassado, vício a drogas. A conversão de Paulo foi direta e supernatural. 

Em Atos 16:6-10 vemos Deus realizando Sua vontade indiretamente. Isso acontece durante a segunda viagem missionária de Paulo. Deus queria que Paulo e seu grupo fossem a Trôade, mas quando Paulo saiu de Antioquia da Pisídia, ele queria ir leste em direção à Ásia. A Bíblia diz que o Espírito Santo os proibiu de pregar na Ásia. Então eles queriam ir para Bitínia, mas o Espírito de Cristo os impediu, e eles acabaram indo para Trôade. Isso foi escrito retrospectivamente, mas naquele tempo provavelmente eles tinham explicações lógicas de por que não podiam ir àquelas regiões. No entanto, depois do fato, eles perceberam que Deus estava dirigindo-lhes aonde queria que fossem – isso é providência. O meu versículo favorito se dirige a essa doutrina, Provérbios 16:9 diz: “O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.”

Por outro lado, algumas pessoas acreditam que o conceito de Deus diretamente ou indiretamente orquestrando todas as coisas destrói a possibilidade de livre arbítrio. Se Deus tem controle completo, como podemos ser realmente livres nas decisões que fazemos? Em outras palavras, para livre arbítrio fazer sentido, deve haver algumas coisas que estão fora do controle soberano de Deus, ex: a contingência da escolha humana. Vamos dizer que isso é verdade, só por uma questão de argumentação. E agora? Se Deus não está em controle de todas as contingências, então como Ele pode garantir salvação? Paulo diz em Filipenses 1:6: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” Se Deus não está em controle de todas as coisas, então essa promessa (e outras promessas bíblicas) é inválida. Não podemos ter segurança completa de que o trabalho de salvação que foi começado em nós vai ser completado.

Além disso, se Deus não está em controle de todas as coisas, então Ele não é soberano, e se Ele não é soberano, então Ele não é Deus. O preço de manter contingências fora do controle de Deus resulta em um Deus que não é realmente Deus. E se nosso “livre” arbítrio pode substituir providência divina, então quem é Deus no fim das contas? Nós somos. Isso é, obviamente, inaceitável para qualquer pessoa com um ponto de vista Cristão e bíblico do mundo. Providência divina não destrói nossa liberdade. Ao contrário, providência divina é o que nos capacita a utilizar nossa liberdade de forma adequada.

Bom dia

Reze comigo o terço mariano
Mistérios dolorosos

20 de abril de 2012

Boa noite

Oi gente , me desculpem por hoje cedo mais não deu pra mim acordar mais agora estou indo viajar e gostaria de pedir que todos rezem por mim e por quem esta indo comigo.
Aonde eu estarei não terá como eu escrever pra vocês então eu gostaria que vocês acompanhacem esse site que eu esta aqui em baixo
http://www.catolicismoromano.com.br/

19 de abril de 2012

Foi lindo

Boa noite 
hoje eu vou comentar um pouco da missa dos jovens hoje, 
sinceramente eu fiquei sem palavras , ela foi linda, na verdade tudo com o Pe. Warllen é lindo.
Amanha eu espero vocês as 5:30 da manha para Rezarmos o terço mariano juntos, eu to rezando sempre que possível, mais toda manha estou acordando cedo e agora estou convidando vocês para me acompanharem.
E eu também tenho um pedido a fazer ha vocês, pois ultimamente ando falando mais sobre coisas que andam acontecendo em minha volta, mais agora eu quero falar um pouquinho de quem ta desse lado dai, entao mandem suas historias para mim , pois quero falar um pouco de voces
Brigada e boa noite

Rezemos o terço da misericordia


Pai-Nosso...
Ave-Maria...
Creio...
Nas contas do Pai-Nosso, reza-se:
Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro.
Nas contas das Ave-Marias, reza-se:
Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro. (10 vezes)
Ao final do terço, reza-se:
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro

Um pouquinho da nossa programação

Galera, hoje é a missa destina para os jovens na nossa paroquia com o Padre Warlen Maxwell, ele presidira a nossa missa e depois a nossa novena.
Horário: 19Hrs:30min

Para começar a manha



Oração da manhã

Senhor, no início deste dia,
venho pedir-Te saúde,
força, paz e sabedoria.

Quero olhar hoje o mundo
com olhos cheios de amor,
ser paciente, compreensivo,
manso e prudente;
ver, além das aparências,
teus filhos como Tu mesmo os vês,
e assim não ver senão o bem em cada um.

Fecha os meus ouvidos a toda a calúnia.
Guarda a minha língua de toda a maldade.
Que só de bênçãos se encha o meu espírito.

Que eu seja tão bondoso e alegre,
que todos quantos se aproximarem de mim,
sintam a tua presença.

Senhor, reveste-me da tua beleza,
e que, no decurso deste dia,
eu Te revele a todos. Amen.

18 de abril de 2012

O muro



Eu já ouvi muitas vezes essa estórinha, mais todas as vezes me perguntava o que tinha a ver isso com a nossa realidade.
Vendo esse quadrinho, acho que todos possamos ver um pouco dessa realidade que esta cada vez mais presente em nossas vidas.
Leia ela e veja onde você ta neste momento,  se você ta em cima do muro ou do lado de Deus , do lado de Lúcifer (Capeta) .





SOFRIMENTO: UM COMPANHEIRO INSEPARÁVEL




 sofrimento acompanha-nos, passo a passo, no caminho da vida. É um companheiro assíduo e inseparável: sofrimento físico, sofrimento moral, doença, decepção, frustração, perda...

O sofrimento pode ser um grande amigo ou um terrível inimigo, pois tem o poder de edificar ou destruir, de enriquecer ou despojar. Tudo depende de como o encaramos, do “sentido” que somos capazes de lhe dar. A sombra da cruz – do sofrimento e do sacrifício – faz-nos estremecer. Custa-nos entendê-la e, ainda mais, custa-nos aceitá-la. Por que o sofrimento? Por que o sacrifício?
Todos nós já fizemos provavelmente essas perguntas, uma ou muitas vezes na vida. E todos sabemos que, quer perguntemos quer não, quer aceitemos a cruz ou nos revoltemos contra ela, continuará a fazer parte deste mundo e da vida de cada um de nós. Em nada nos ajuda fazer meras especulações sobre o sofrimento, baseadas em hipóteses irreais: “Se não existisse o sofrimento...”, “Deus não deveria permitir o sofrimento...”, “Se Deus é Pai, por que nos deixa sofrer?”...


Assista: "A graça presente no sofrimento", com Márcio Mendes




A realidade é que o sofrimento existe e que Deus o permite. Por isso, só poderemos encontrar um “sentido”, uma ajuda, se fizermos as perguntas sobre a dor dentro do quadro da vida real: “O sofrimento existe, sempre existiu e continuará a existir. Eu tenho-o na minha vida. Que sentido tem? Que faço com ele? Que devo fazer com ele?”

Podemos fazer muitas coisas. Há pessoas que, diante das cruzes da vida, se asfixiam na revolta e no desespero. Queixam-se, amarguram-se, arrasam-se. Às vezes, até se autodestroem. Por outro lado, há outras pessoas que, com os mesmos ou maiores sofrimentos, amadurecem, ganham sabedoria e virtude, aprendem a ver e a amar as coisas e as pessoas de uma maneira nova. E, no meio da dor, têm uma vida cheia de paz, de grandeza e de fecundidade. 

Há, pois, um mau modo e um bom modo de encarar o sofrimento. Este último é o que, em linguagem cristã, chamamos a sabedoria da cruz (cf.  I Cor 1, 25).

17 de abril de 2012

Mateus 19:23-24


Pode um camelo passar pelo fundo de uma agulha?
É comum ouvirmos que Jesus teria dito que “é mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus”. A frase no entanto não foi esta, e seu verdadeiro significado se perdeu.
Posteriormente (por volta do século VI) teria ainda surgido uma variante desta frase que tenta explicá-la através da substituição da palavra “camelo” por “corda de navio” (kámelos por kámilos, em grego). Mas esta versão é igualmente estúpida, pois também impossibilita os ricos de “entrarem no Reino dos Céus”.


Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. 
Mateus 19:23-24

16 de abril de 2012

FESTA DO PADROEIRO

Terço da misericórdia

Rezem com  a gente




Rogério Braz Dos Reis
  • Papa a ierarguia da igreja nosso pastor da Igreja católia apostolica romana que vai está no ano que vem no Rio de Janeiro para Jornada mudial da Juventude.
  • Parabens nosso Santo Padre!!! que o Espirito Santo repouse sobre o Senhor neste dia especial, trazendo toda a força necessaria para cumprir a sua missão que é taoo grandiosa!!

    Deus abençoe nosso Papa!!


O coração do homem

Há uma grande diferença entre praticar uma religião e experimentar um relacionamento com Deus. Há uma grande diferença entre religião e salvação. Há muitas religiões, mas um só Deus e um só Evangelho. Religião vem dos homens; "O Evangelho é o poder de Deus para a salvação por meio de Jesus Cristo". Religião é o ópio do povo; Salvação é presente de Deus ao homem perdido. Religião é história do homem pecador que precisa fazer alguma coisa para o seu deus imaginado. O Evangelho nos diz o que o Deus Santo fez pelo homem pecador. Religião procura um deus; O Evangelho é a Boa Nova de que Jesus Cristo procura o homem que se encontra no caminho errado. "Porque o Filho do Homem veio salvar o que se havia perdido" (Mateus 18:11). O Evangelho muda o ser humano por dentro por meio da presença do Espírito Santo de Deus em seu coração. Nenhuma religião tem um salvador ressuscitado, que perdoa os pecados e dá vida eterna, pois só Jesus Cristo venceu a morte. Por isso, dirija-se só a Jesus Cristo. Ele é o único que pode perdoar os seus pecados e lhe dar vida nova nesta vida e vida eterna no reino de Deus. "Crê no Senhor Jesus, e serás salvo" (Atos 16:31). "E o sangue de Jesus , Seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (I João 1:7). Receba a Jesus AGORA em seu coração como seu Salvador e como único Senhor de sua vida. "Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações"; "Hoje é o dia da Salvação". 

14 de abril de 2012

4 sacramento


A PENITÊNCIA OU RECONCILIAÇÃOPDFImprimirE-mail

Aqueles que se aproximam do sacramento da Penitência obtêm da misericórdia divina o perdão da ofensa feita a Deus e ao mesmo tempo são reconciliados com a Igreja que feriram pecando, e a qual colabora para sua conversão com caridade, exemplo e orações.

Esse sacramento chama-se: 
1. sacramento da Conversão (caminho de volta ao Pai); 

2. da Penitência (esforço de conversão, de arrependimento e de satisfação por parte do cristão pecador); 

3. da Confissão, porque a declaração, a confissão dos pecados diante do sacerdote é um elemento essencial desse sacramento, além da confissão que se faz da santidade de Deus e de sua misericórdia para com o homem pecador; 

4. do Perdão, porque, pela absolvição sacramental do sacerdote, Deus concede "o perdão e a paz";

5. da Reconciliação: porque dá ao pecador o amor de Deus que reconcilia. Quem vive do amor misericordioso de Deus está pronto a responder ao apelo do Senhor: "Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão" (Mt 5,24).

A Confissão é necessária porque Jesus nos convida à conversão. A primeira e fundamental conversão é selada com o Batismo. A segunda conversão é uma tarefa ininterrupta para toda a Igreja, e Cristo nos convida pela vida toda a realizá-la. Santo Ambrósio diz que na Igreja existem a água e as lágrimas: a água do Batismo e as lágrimas da Penitência.

Sem a penitência interior, entretanto, as obras de penitência externas são estéreis, vazias e enganadoras.

A penitência interior é uma reorientação radical de toda a vida, um retorno, uma conversão para Deus de todo nosso coração, uma ruptura com o pecado, uma aversão ao mal e repugnância às más obras que cometemos. É também o desejo e a resolução de mudar de vida com a esperança da misericórdia divina e a confiança na ajuda de sua graça.

A conversão é, antes de tudo, uma obra da graça de Deus que reconduz nossos corações a ele. É descobrindo a grandeza do amor de Deus que nosso coração experimenta o horror e o peso do pecado e começa a ter medo de ofender a Deus pelo mesmo pecado, e ser separado dele.

Somente Deus perdoa os pecados, mas confiou o exercício do poder de absolvição ao ministério apostólico (bispos e padres). Conferindo aos apóstolos seu próprio poder de perdoar os pecados, o Senhor também lhes dá a autoridade de reconciliar os pecadores com a Igreja.

A reconciliação com a Igreja é inseparável da reconciliação com Deus. O sacramento da Penitência foi instituído por Jesus para aqueles que, depois do Batismo, cometeram pecado grave e com isso perderam a graça batismal e feriram a comunhão eclesial. É uma nova possibilidade de converter-se e de recobrar a graça da justificação.

Há cinco condições para se fazer uma boa confissão:
l. Examinar a consciência, a fim de descobrir os pecados cometidos; 

2. Arrepender-se dos pecados cometidos, ou seja, querer não cometê-los mais; 

3. Propor não pecar mais. Sem esse propósito, a confissão fica nula.

4. Confessar os pecados ao padre. Somente se é obrigado a confessar os pecados graves, mas é aconselhável confessar todos, tanto os graves como os leves. 

5. Cumprir a penitência que o padre determinar. A Igreja pede que o fiel se confesse ao menos uma vez por ano.

As graças que o sacramento da Penitência e Reconciliação nos oferece são: a reconciliação com Deus, pela qual o penitente recobra a graça; a reconciliação com a Igreja; a remissão da pena eterna devida aos pecados mortais; a remissão, pelo menos em parte, das penas temporais, sequelas do pecado; a paz e a serenidade da consciência, e a consolação espiritual; o acréscimo de forças espirituais para o combate cristão.

A confissão individual e integral dos pecados graves, seguida da absolvição, continua sendo o único meio ordinário de reconciliação com Deus e com a Igreja.

13 de abril de 2012

Nota da CNBB sobre o aborto de Feto “Anencefálico”


Referente ao julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 54

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB lamenta profundamente a decisão do Supremo Tribunal Federal que descriminalizou o aborto de feto com anencefalia ao julgar favorável a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 54. Com esta decisão, a Suprema Corte parece não ter levado em conta a prerrogativa do Congresso Nacional cuja responsabilidade última é legislar.

Os princípios da “inviolabilidade do direito à vida”, da “dignidade da pessoa humana” e da promoção do bem de todos, sem qualquer forma de discriminação (cf. art. 5°, caput; 1°, III e 3°, IV, Constituição Federal), referem-se tanto à mulher quanto aos fetos anencefálicos. Quando a vida não é respeitada, todos os outros direitos são menosprezados, e rompem-se as relações mais profundas.

Legalizar o aborto de fetos com anencefalia, erroneamente diagnosticados como mortos cerebrais, é descartar um ser humano frágil e indefeso. A ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente, não aceita exceções. Os fetos anencefálicos, como todos os seres inocentes e frágeis, não podem ser descartados e nem ter seus direitos fundamentais vilipendiados!

A gestação de uma criança com anencefalia é um drama para a família, especialmente para a mãe. Considerar que o aborto é a melhor opção para a mulher, além de negar o direito inviolável do nascituro, ignora as consequências psicológicas negativas para a mãe. Estado e a sociedade devem oferecer à gestante amparo e proteção

Ao defender o direito à vida dos anencefálicos, a Igreja se fundamenta numa visão antropológica do ser humano, baseando-se em argumentos teológicos éticos, científicos e jurídicos. Exclui-se, portanto, qualquer argumentação que afirme tratar-se de ingerência da religião no Estado laico. A participação efetiva na defesa e na promoção da dignidade e liberdade humanas deve ser legitimamente assegurada também à Igreja.

A Páscoa de Jesus que comemora a vitória da vida sobre a morte, nos inspira a reafirmar com convicção que a vida humana é sagrada e sua dignidade inviolável.

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, nos ajude em nossa missão de fazer ecoar a Palavra de Deus: “Escolhe, pois, a vida” (Dt 30,19).

Cardeal Raymundo Damasceno Assis / Arcebispo de Aparecida - Presidente da CNBB

Leonardo Ulrich Steiner / Bispo Auxiliar de Brasília - Secretário Geral da CNBB